Mas afinal o que quer dizer kizomba? Como é que surgiu?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mas afinal o que quer dizer kizomba? Como é que surgiu?

Mensagem  KiZoMbEiRo_LX em Sex Jul 08, 2011 1:39 am

Kizomba é um termo que deriva de outra terminologia angolana “Kimbundo” e que significa "festa", por isso mesmo, a Kizomba está intimamente ligada à festa do povo negro que resistiu à escravidão.

Essas festas eram um grito de liberdade, mas também momentos de grande confraternização.

Não é de estranhar então que a dança Kizomba tenha sido introduzida às massas por uma banda angolana pertencente às Forças Armadas Popular de Libertação de Angola (FAPLA).

Corria o ano de 1989. No entanto, a Kizomba como a conhecemos hoje vinha sendo construída há já algum tempo, fruto da fusão entre vários géneros musicais e passos de dança já existentes em África.

Uma verdadeira miscelânea de estilos dançantes, é impossível falar na Kizomba sem falar nas danças tradicionais que lhe antecederam e influenciaram: Semba (o antecessor da Samba), Zouk (proveniente das Antilhas), Coladeira, Colá-Zouk, Maringa, Kabetula, Kazukuta, Caduque e Rebita, sem esquecer as grandes escolas do Tango, Plena o Merengue, que também contribuíram para a solidificação da Kizomba.

Foram estes os estilos – também conhecidos como “Umbigadas” devido aos seus movimentos sensuais – que marcaram as pistas de dança de Angola entre as décadas 50 a 70. A título de curiosidade, a palavra “Kizombadas” já circulava nessa altura, sendo utilizada para descrever as “grandes farras com os amigos”.

Existem três maneiras de dançar Kizomba: “passada” (estilo clássico), “tarraxinha” e “quadradinha”. Idealmente dançada em pares existe, no entanto, a Kizomba acrobática, normalmente executada por dois homens. Extremamente íntima, a Kizomba proporciona uma enorme cumplicidade entre homem e mulher, sendo dançada com grande proximidade, com movimentos lentos, sensuais e insistentes. Requer bastante flexibilidade de joelhos, uma vez que os dançarinos recorrem a movimentos verticais frequentes, alternando entre o sobe e desce das pernas. Uma experiência quente e única, que vai querer repetir vezes sem conta…

Fonte: http://passobase.com/artigos/kizomba-cumplicidade-pista-danca

KiZoMbEiRo_LX
Admin

Mensagens : 2834
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 36

Ver perfil do usuário http://forumkizomba.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum